Cooperativa dos Anestesiologistas de Porto Alegre

A Cooperativa dos Anestesiologistas de Porto Alegre (COOPA) atua desde junho de 2001, quando foi constituída durante assembleia realizada no auditório da AMRIGS, representando uma alternativa para a questão da remuneração médica. Fundamentada nos princípios do cooperativismo, tem como objetivo cuidar e administrar os trâmites burocráticos dos contratos de prestações de serviços e cobranças dos anestesiologistas de Porto Alegre, e conta, atualmente, com mais de 600 cooperados.

A negociação centralizada e conjunto ganha força. Permite a desburocratização de rotinas diárias e, principalmente, busca firmar contratos com base na remuneração digna e ética, gerando mais benefícios ao cooperado, inclusive refletindo positivamente no atendimento aos pacientes. Os baixos valores praticados no mercado, associados às cobranças, percentuais de taxas administrativas, glosas, longos prazos e o relacionamento entre as operadoras e os anestesiologistas são tópicos que a COOPA absorve e condensa a fim de eliminá-los.

A cooperativa está estruturada para tratar dos honorários médicos junto aos compradores de serviços (órgãos públicos e privados) para que o cooperado possa dedicar-se integralmente à prática da Anestesiologia com total tranquilidade e certeza de que seus interesses serão sempre zelados e defendidos. Evita desgastes com negociações isoladas ou com as intermediadoras de saúde e outras instituições públicas e privadas.

Neste contexto atual de grande competitividade profissional na Medicina, são fundamentais os investimentos contínuos em qualificação, atualização e inovação, que possibilitam ao anestesiologista um eficaz exercício de suas atividades e ao paciente uma assistência segura.

Diretoria

Em Assembleia virtual no dia 28 de setembro de 2023 foi eleita a Diretoria da COOPA para Gestão 2023/2024:

Presidente: Marcos André Lehnemann Tannhauser
Tesoureiro: João Batista Roth de Oliveira
Secretário: Marcos Bastiani Pasa

Gerente Auditor: Marcos André Lehnemann Tannhauser

Conselho Administrativo

Andrei Bandeira Nakagawa
Alberto Tirelli Rocha
Andrew Nelson Moraes Henkemaier
Cássio Eccker da Silva
Charles Pan
Henrique Heineck Comiran
João Batista Roth de Oliveira
Marcos André Lehnemann Tannhauser
Marcos Bastiani Pasa

Conselho Fiscal

Artur Piccaro de Oliveira
Richard Demjanczuck Pereira
Fernando Tassi Macagnan

Suplentes
Fernando Araújo Vargas
Laércio Marks
Luis Eduardo de Castilhos Ferreira